Um ano do "Agenda Ambiental Urbana"
Programa lançado em 2019 pelo Ministério Do Meio Ambiente completa hoje 22/03/21, dois anos com feitos a comemorar. Apoiando os mutirões, o combate ao lixo do Mar contribuiu para ações em mais de 100 municípios em 17 estados brasileiros.
O Formulário Nacional de Mutirão de Limpeza possibilita aos participantes registrar quanto e o que foi coletado em cada ação do grupo. Essas informações são importantes para entender de maneira mais detalhada o que vai parar no mar e suas origens, auxiliando assim o combate mais assertivo à causa do problema. O formulário também auxilia na separação dos resíduos encontrados em tipo e peso.
Ao todo foram mais de 40 mil participantes e cerca de 400 toneladas de resíduos coletados ao longo da costa brasileira, como 80% do lixo no Mar é gerado em terra, chegando ao mar por rios e canais, soluções como logística reversa e reciclagem ajuda a prevenir o problema. O Combate ao Lixo no Mar enfatiza que boa comunicação e educação ambiental como forma de prevenção.
Comentários
Postar um comentário